Neste mês de outubro as professoras de biologia*, matemática** e química do CIEP 111 Gelson Freitas - Mesquita - RJ se uniram para desenvolver um projeto interdisciplinar com os alunos do 1º ano do ensino médio. O projeto foi a produção de sabão de óleo de cozinha usado (sabão ecológico), trabalhando diversos conceitos, principalmente relacionados à reciclagem e sustentabilidade. Na aula prática, além dos aspectos ecológicos foram trabalhadas as reações químicas e a importância da razão e proporção na confecção da receita.
Neste mês de outubro as professoras de biologia*, matemática** e química do CIEP 111 Gelson Freitas - Mesquita - RJ se uniram para desenvolver um projeto interdisciplinar com os alunos do 1º ano do ensino médio. O projeto foi a produção de sabão de óleo de cozinha usado (sabão ecológico), trabalhando diversos conceitos, principalmente relacionados à reciclagem e sustentabilidade.
Na aula prática, além dos aspectos ecológicos foram trabalhadas as reações químicas e a importância da razão e proporção na confecção da receita.

O Experimento
O experimento foi realizado pelas professoras Isabel Cristina Lemos de Souza (biologia), Darling Domingos (matemática), Priscila Leão (matemática) e Elaine Lopes (química)no laboratório de ciências em suas duas turmas de 1º ano do ensino médio. A prática no laboratório de cada turma, em torno de 30 alunos, foi cumprida em horários diferentes.


Além da receita tradicional, foram realizadas de forma experimentais outras quatro receitas em proporções diferentes da receita, em quantidade bem menor, somente para a observação dos resultados.Seguem as receitas:
Receita tradicional
2L de óleo de cozinha usado
800ml de água aquecida
80 ml amaciante
400g de soda cáustica (NaOH) [ATENÇÃO, A SODA CÁUSTICA É PERIGOSA! SÓ OS PROFESSORES DEVEM COMPRAR E MANIPULAR ESTE MATERIAL, EM HIPÓTESE ALGUMA ALUNOS DEVEM TER ACESSO A ELE]
Passo a passo
Colocar a soda cáustica em escamas no fundo de um balde plástico
Adicionar com cuidado a água quente. Mexa até diluir.
Adicionar o óleo coado cuidadosamente. Mexa.
Adicionar o amaciante e mexer até que a mistura se torne homogênea.
Jogue a mistura em uma forma plástica e espere secar por alguns dias.
Durante a execução da receita foram comentados sobre a importância de destinar o óleo de cozinha para a reciclagem evitando a poluição ambiental.
Durante a vivência
Observou-se a reação exotérmica que ocorre durante a mistura.
Comentou-se sobre a fórmula da soda cáustica e suas propriedades químicas.
Com a sugestão dos alunos foram realizadas outras receitas com diferentes proporções nos ingredientes, para observar os resultados.
Receita experimental 1
200ml de óleo
50ml de água
20g de soda cáustica
10 ml de amaciante
Receita experimental 2
100ml de óleo
50ml de água
30g de soda cáustica
10 ml amaciante
Receita experimental 3
100ml de óleo
50ml de água
15g de soda cáustica
15ml de amaciante
Receita experimental 4
50 ml de óleo
20ml de água
5g de soda cáustica
5ml de amaciante
Discussão e resultados
Somente a receita experimental 1 sofreu o processo correto de saponificação, os outros experimentos danificaram as embalagens plástica e foram descartados.
No momento desenvolver a receita e posteriormente a observação dos resultados foi trabalhado junto aos alunos a importância da razão e proporção.
Ao final do processo de secagem do sabão, foram produzidas pequenas barras para serem distribuídas aos alunos como forma de incentivo à produção artesanal e também foram trabalhados os critérios de rendimento/custo da produção na aula de letramento de matemática.


Foi uma experiência bem gratificante para todos os envolvidos!!!