ENSINO REMOTO $type=slider$count=3$meta=no$show=home

Descobrindo os segredos das quatro operações com dinheirinho de papel e números naturais. Por Daniela Mendes.

Compartilhe:

Tenho trabalhado com a construção de conceitos novos a partir do que os alunos já conhecem. Portanto, para trabalhar as 4 operações fundamentais, pensei em utilizar o sistema monetário brasileiro, uma vez que o manuseio de dinheiro é parte da vida cotidiana dos estudantes desde tenra idade.

Tenho trabalhado com a construção de conceitos novos a partir do que os alunos já conhecem. Portanto, para trabalhar as 4 operações fundamentais, pensei em utilizar o sistema monetário brasileiro, uma vez que o manuseio de dinheiro é parte da vida cotidiana dos estudantes desde tenra idade.


O sistema numérico decimal e sistema monetário brasileiro partem do mesmo princípio, ambos tem uma unidade padrão que é dividida por 10 sucessivamente para os submúltiplos e multiplicada por 10 para os múltiplos. 

Sistema Numérico Decimal



Sistema Monetário Brasileiro

Trabalhando as correspondências


Observando as tabelas acima podemos estabelecer as correspondências que queremos:

  • a unidade no sistema numérico é a unidade de Real no sistema monetário;
  • a dezena no sistema numérico é a nota de dez Reais no sistema monetário;
  • a centena no sistema numérico é a nota de 100 Reais no sistema monetário.
Cartela de dinheirinho


Fazendo a prática

O objetivo desta atividade é compreender o mecanismo da troca e dar significado às operações de soma, subtração, multiplicação e divisão.

Para esta prática utilizamos o dinheirinho de papel (uma cartela com notas diversas custa entre 2 e 3 reais em lojas de miudezas).

Passo a passo para o uso do material

1) As notas devem ser separadas em centenas, dezenas, unidades, décimos e centavos, assim:
  •  as notas de 100 Reais ficam reunidas em um montinho (o montinho das centenas);
  • as notas de 10 Reais ficam reunidas em um segundo montinho (o montinho das dezenas);
  • as notas de 1 (no dinheirinho de papel existe essa nota) ficam reunidas em um terceiro montinho (o montinho das unidades).
2) Com o dinheiro separado são propostas as operações de soma, subtração, multiplicação e divisão sempre com o foco no sistema numérico decimal e o sistema de trocas. É importantíssimo que os participantes sejam orientados a não fazer as contas no caderno e sim com o dinheirinho de papel. Outra observação é que o resultado deve ter o mínimo de notas possível. 

Por exemplo: é proposta a soma 14 + 98. Os participantes, para resolver esta questão, podem:

  • montar o número 14 com uma nota de dez e quatro de um, 
  • montar o número 98 com 9 notas de dez e oito de um, 
  • juntar o dinheiro reunido da forma e com as estratégias que os participantes acharem melhor, sempre tendo em mente o objetivo de entregar o resultado com o menor número de notas possível.
3) Para fechar cada rodada de atividades envolvendo cada uma das operações do dia é importante fazer uma roda de discussão onde todos socializem suas estratégias e o professor destaque o tempo todo a relação existente entre as trocas feitas e os algoritmos das operações. Ao final de cada discussão as ideias vão sendo organizadas no quadro.

Atividades propostas

Soma: 

Operações propostas: 45+78=; 75+15=; 38+13=; 34+12=

  • Aqui é importante orientar os participantes a reunirem unidades com unidades, dezenas com dezenas e etc fazendo as trocas sempre que necessário;
  • Com os valores reunidos é importante estimular que eles façam as trocas e reflitam sobre elas. Estimular questionamentos sobre o porque se está fazendo certa ação é muito importante no momento,


Subtração:


Operações propostas: 77-48=; 75 -15=; 38 -13=; 

Aqui a principal ideia trabalhada é a de retirada de um valor de uma quantidade dada. É importante salientar aos participantes que a operação é diferente e que os procedimentos para se chegar ao resultado também o serão. 

Trabalhando com o dinheirinho de papel, os participantes tomarão consciência do que exatamente é o tal "pegar emprestado" de que tanto se fala. Aqui, eu aconselho a operar na direção oposta, ou seja, ao invés de começar com as unidades, se propõe aqui que se  comece com as dezenas.

  • Aqui é importante orientar os participantes a fazerem a subtração unidades com unidades, dezenas com dezenas e etc fazendo as trocas sempre que necessário;
  • Com os valores reunidos é importante estimular que eles façam as trocas e reflitam sobre elas. Estimular questionamentos sobre o porque se está fazendo certa ação é muito importante no momento.
Multiplicação
Operações propostas: 37 x 2 =; 30 x 10=; 12 x 15=; 

Aqui a principal ideia trabalhada é a da multiplicação como soma de parcelas iguais*. É importante salientar aos participantes que a operação é diferente das anteriores e que os procedimentos para se chegar ao resultado também o serão. 

Trabalhando com o dinheirinho de papel, os participantes tomarão consciência do porque a ordem dos fatores não altera o produto e porque na conta de multiplicação (por dezenas em diante) fazemos primeiro a multiplicação por unidades, depois por dezenas e etc. e só ao final somamos os resultados, por exemplo, uma vez que eles literalmente seguirão este caminho na prática.

Então quando se multiplica  12 por 15, por exemplo, o que  pode acontecer é que:
  • os participantes podem fazer doze montes de quinze reais ou quinze montes de doze reais o resultado será o mesmo;
  • com os montes feitos é momento de iniciar os procedimentos de troca, uma vez que o objetivo da atividade é desenvolver um resultado com a menor quantidade possível de notas utilizadas.


Divisão 


Operações propostas: 37 : 5 =; 35 : 5=; 

Aqui a principal ideia é a da repartição em parcelas iguais sendo feita dentro das ordens do sistema numérico, ou seja,  primeiro repartimos a maior ordem que temos, depois a imediatamente menor e assim por diante, devemos estar também atentos à ocorrência ou não de restos e o que isto significa.

Então, quando se divide 37 por 5, o que pode acontecer é:

  • primeiro os participantes podem tentar organizar o 37 a ser dividido em 5 montes, entretanto eles enfrentam um problema, como fazer isto?
  • pode-se  propor a eles que troquem as dezenas que tem por unidades e tentem novamente;
  • com as unidades distribuídas tem-se um problema:cada monte tem 7 unidades e ainda sobraram 2 de fora, o que fazer com o resto 2? O que significa este resto?
  • É importante fechar este momento com reflexões sobre divisibilidade e sobre os conceitos vivenciados.

Conclusão:

O objetivo desta atividade é o de experimentar os conceitos das quatro operações fundamentais que não se mostram com tanta facilidade na matemática tradicional. Atividades como esta tocam em conceitos fundamentais das operações e sempre ao final recomendamos que as vivências do dia sejam sistematizadas e apresentadas fazendo o link com a matemática tradicional, entretanto, fazemos a ressalva que esta ligação deve apresentar sempre as propriedades fundamentais dos temas estudados.

* Existem outras ideias importantes a serem trabalhadas quando o tema é multiplicação como: área (exemplificando com a tabuada deslizante)  e como dilatação (exemplificando com um elástico que quando esticado dobra de tamanho).
Prêmio Shell de Educação Científica
Nome

Atividades Matemáticas,1,Autor Convidado,4,Avaliação diferenciada,8,Clipping LSM,40,Como fazer,13,Didática & Matemática,31,Divulgação,4,Eco-notícias,4,Educação Matemática Crítica,1,Ensaios,21,Ensino Fundamental Anos Finais,1,Ensino Médio,1,Ensino Remoto,28,Eventos,30,Experimentos,10,Galeria de Vídeos,1,Jogos,10,Jormat,1,Livros LSM,8,Logaritmos,1,LSM-CIEP 111,2,Matemática é Ciência,1,Matemática e sustentabilidade,2,Matemática e Tecnologia,3,Matemática Inclusiva,3,Matemática para os anos iniciais,9,Metodologias diferenciadas,1,Objetos de aprendizagem,30,Palestras & Formações,42,pratica,2,práticas de laboratório,54,Práticas Diferenciadas,2,Prêmios,2,Produções dos alunos,1,Produto Educacional,2,Promoções,2,Seleção de artigos,2,Sugestão de livros,4,Sugestão de página,1,Tecnologia,1,Tic's Na Matemática,1,Tratamento da Informação,2,Tretas da Matemática,17,V-LSM,2,Vídeo Aulas,1,
ltr
item
Laboratório Sustentável de Matemática: Descobrindo os segredos das quatro operações com dinheirinho de papel e números naturais. Por Daniela Mendes.
Descobrindo os segredos das quatro operações com dinheirinho de papel e números naturais. Por Daniela Mendes.
Tenho trabalhado com a construção de conceitos novos a partir do que os alunos já conhecem. Portanto, para trabalhar as 4 operações fundamentais, pensei em utilizar o sistema monetário brasileiro, uma vez que o manuseio de dinheiro é parte da vida cotidiana dos estudantes desde tenra idade.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjvahZX-NtqUNLRF0NYKA5dhYVIiRgtYIG9p0c2enTzbsGIA-uB1OiQkeanCr6FbEf5YhU90AQz2rwyjWiPPQ94DHSYtUb5OQEfekRdFDhHnX-l5DQMph5UbiTkYPcbGNFKTgb3jMJ2obTn/s1600/sistema+num%25C3%25A9rico+decimal.gif
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjvahZX-NtqUNLRF0NYKA5dhYVIiRgtYIG9p0c2enTzbsGIA-uB1OiQkeanCr6FbEf5YhU90AQz2rwyjWiPPQ94DHSYtUb5OQEfekRdFDhHnX-l5DQMph5UbiTkYPcbGNFKTgb3jMJ2obTn/s72-c/sistema+num%25C3%25A9rico+decimal.gif
Laboratório Sustentável de Matemática
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2018/03/descobrindo-os-segredos-das-quatro-operacoes-dinheirinho-papel.html
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2018/03/descobrindo-os-segredos-das-quatro-operacoes-dinheirinho-papel.html
true
4201978470979352032
UTF-8
Carregou todos os posts. Não encontrei nenhum post. VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Páginas Posts Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ: CATEGORIA ARQUIVO Pesquisar TODOS OS POSTS Não encontrou nenhuma correspondência posterior com o seu pedido Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Quarta $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar