ENSINO REMOTO $type=slider$count=3$meta=no$show=home

Estudar a tabuada e as 4 operações em N pode ser divertido!!! - Por Profª Marcela Caetano

Compartilhe:

Figura 1: Sorteando em 3, 2, 1 Fonte: Acervo da professora

Quem divide suas práticas conosco hoje é a professora Marcela Caetano. O estudo da tabuada através de uma competição super divertida foi uma atividade lúdica desenvolvida por ela com os seus alunos do sexto ano no Colégio Estadual Municipalizado Conde Modesto Leal, durante a aula de matemática, no dia 20 de abril de 2018. Com a palavra a professora Marcela!

A atividade

Objetivo: 

Aprender a tabuada e exercitar as 4 operações fundamentais de forma lúdica.


Material necessário:


Para construir a tabuada e as operações com os alunos Pegamos quatro dados grandes, de espuma, que temos na escola (mas você pode utilizar quaisquer dados que tenha). 


Desenvolvimento: 

1) A turma foi separada em três equipes de 4 alunos. 

2) Cada equipe jogaria os quatro dados ao mesmo tempo e resolveriam, em cada etapa, as operações requeridas com os números que tivessem saído no dado. 

Figura 1: Sorteando em 3, 2, 1
Fonte: Acervo da professora

3) Com as equipes separadas e com os dados em mãos propusemos as seguintes questões:
  • A primeira operação proposta era a de somar os 4 valores sorteados. 
  • A segunda operação proposta era a de  somar os dois maiores valores, depois somar os dois menores valores e subtrair (Atenção! Uma subtração válida para N: maior – menor). 
  • A terceira operação proposta era a de multiplicar todos os 4 valores. 
  • A quarta operação proposta era a de somar os dois valores maiores, somar os dois menores valores e fazer a divisão em N: maior dividido pelo menor e podendo ter resto diferente de zero. 

Considerações finais

Figura 2: A professora Marcela e sua turma!
Fonte: Acervo da professora

A melhor coisa é que eles praticam as operações, brincando e, percebem que matemática pode ser produzida e estudada de várias formas, não só com lápis e caderno. Esta atividade é uma ótima oportunidade para praticar cálculo mental. 

A próxima atividade como essa será realizada na turma de sétimo ano de uma outra escola no próximo bimestre, utilizando números inteiros (Z), aleta de spoiler! Aguardem!

Convite


Você professor(a) da educação básica faz algum trabalho diferenciado no ensino de matemática e quer dividí-lo com milhares de professores? Então mande um email para a gente em contato@laboratoriosustentaveldematematica.com e publique conosco!!!

Este é um artigo convidado. Foi escrito e enviado por Marcela Caetano, professora da SMEM,
Prêmio Shell de Educação Científica
Nome

Atividades Matemáticas,1,Autor Convidado,4,Avaliação diferenciada,8,Clipping LSM,40,Como fazer,13,Didática & Matemática,31,Divulgação,4,Eco-notícias,4,Educação Matemática Crítica,1,Ensaios,21,Ensino Fundamental Anos Finais,1,Ensino Médio,1,Ensino Remoto,28,Eventos,30,Experimentos,10,Galeria de Vídeos,1,Jogos,10,Jormat,1,Livros LSM,8,Logaritmos,1,LSM-CIEP 111,2,Matemática é Ciência,1,Matemática e sustentabilidade,2,Matemática e Tecnologia,3,Matemática Inclusiva,3,Matemática para os anos iniciais,9,Metodologias diferenciadas,1,Objetos de aprendizagem,30,Palestras & Formações,42,pratica,2,práticas de laboratório,54,Práticas Diferenciadas,2,Prêmios,2,Produções dos alunos,1,Produto Educacional,2,Promoções,2,Seleção de artigos,2,Sugestão de livros,4,Sugestão de página,1,Tecnologia,1,Tic's Na Matemática,1,Tratamento da Informação,2,Tretas da Matemática,17,V-LSM,2,Vídeo Aulas,1,
ltr
item
Laboratório Sustentável de Matemática: Estudar a tabuada e as 4 operações em N pode ser divertido!!! - Por Profª Marcela Caetano
Estudar a tabuada e as 4 operações em N pode ser divertido!!! - Por Profª Marcela Caetano
Figura 1: Sorteando em 3, 2, 1 Fonte: Acervo da professora
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj_gxDeNCi8vnNBqMnRQzMYQ_q1BTmMu35QaK6ip3AN1aMPQ_x5O0XC1QwfrBgzyaGZ3v_s5iluuLjs_xbH14y4h0PerzOFEjD55HLdwLXar3x1QuHf3Cw7jJTbQQp8K2afw_-mPuedgn2X/s640/1.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj_gxDeNCi8vnNBqMnRQzMYQ_q1BTmMu35QaK6ip3AN1aMPQ_x5O0XC1QwfrBgzyaGZ3v_s5iluuLjs_xbH14y4h0PerzOFEjD55HLdwLXar3x1QuHf3Cw7jJTbQQp8K2afw_-mPuedgn2X/s72-c/1.jpg
Laboratório Sustentável de Matemática
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2018/05/estudar-tabuada-4-operacoes-ludica.html
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2018/05/estudar-tabuada-4-operacoes-ludica.html
true
4201978470979352032
UTF-8
Carregou todos os posts. Não encontrei nenhum post. VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Páginas Posts Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ: CATEGORIA ARQUIVO Pesquisar TODOS OS POSTS Não encontrou nenhuma correspondência posterior com o seu pedido Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Quarta $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar