Figura 1: Sorteando em 3, 2, 1 Fonte: Acervo da professora
Quem divide suas práticas conosco hoje é a professora Marcela Caetano. O estudo da tabuada através de uma competição super divertida foi uma atividade lúdica desenvolvida por ela com os seus alunos do sexto ano no Colégio Estadual Municipalizado Conde Modesto Leal, durante a aula de matemática, no dia 20 de abril de 2018. Com a palavra a professora Marcela!
A atividade
Objetivo:
Aprender a tabuada e exercitar as 4 operações fundamentais de forma lúdica.
Material necessário:
Para construir a tabuada e as operações com os alunos Pegamos quatro dados grandes, de espuma, que temos na escola (mas você pode utilizar quaisquer dados que tenha).
Desenvolvimento:
1) A turma foi separada em três equipes de 4 alunos.
2) Cada equipe jogaria os quatro dados ao mesmo tempo e resolveriam, em cada etapa, as operações requeridas com os números que tivessem saído no dado.
3) Com as equipes separadas e com os dados em mãos propusemos as seguintes questões:
- A primeira operação proposta era a de somar os 4 valores sorteados.
- A segunda operação proposta era a de somar os dois maiores valores, depois somar os dois menores valores e subtrair (Atenção! Uma subtração válida para N: maior – menor).
- A terceira operação proposta era a de multiplicar todos os 4 valores.
- A quarta operação proposta era a de somar os dois valores maiores, somar os dois menores valores e fazer a divisão em N: maior dividido pelo menor e podendo ter resto diferente de zero.
Considerações finais
![]() |
Figura 2: A professora Marcela e sua turma! Fonte: Acervo da professora |
A melhor coisa é que eles praticam as operações, brincando e, percebem que matemática pode ser produzida e estudada de várias formas, não só com lápis e caderno. Esta atividade é uma ótima oportunidade para praticar cálculo mental.
A próxima atividade como essa será realizada na turma de sétimo ano de uma outra escola no próximo bimestre, utilizando números inteiros (Z), aleta de spoiler! Aguardem!
Convite
Você professor(a) da educação básica faz algum trabalho diferenciado no ensino de matemática e quer dividí-lo com milhares de professores? Então mande um email para a gente em contato@laboratoriosustentaveldematematica.com e publique conosco!!!