ENSINO REMOTO $type=slider$count=3$meta=no$show=home

Brincando com a probabilidade com o jogo senha, no quadro, a custo zero! Por Daniela Mendes.

Compartilhe:

Como o nosso orçamento no LSM é de zero reais, fizemos a adaptação do jogo Senha para o quadro. Veja como ficou.

Sobre o jogo Senha, segundo o Wikipédia...

Tem pinos de seis cores diferentes, aleatórias, exceto preto e branco. Os pinos pretos e brancos são menores. Há quatro buracos grandes em cada fileira, em 10 fileiras, uma abaixo da outra. E ao lado delas, um quadrado menor, com quatro buracos menores, dois em cima de dois. Uma fileira, que seria a décima primeira, tem um defletor que esconde seus buracos. O desafiador faz uma combinação com quatro pinos coloridos, sem repetir as cores de cada pino, e as põe na décima primeira fileira e levanta o defletor, escondendo a senha. Então, o desafiado tenta adivinhar a senha, pondo quatro pinos que ele acha que são a senha na primeira fileira, e o desafiador põe os pinos pretos e brancos no quadrado menor ao lado. A regra dos pinos pretos e brancos são essas: o branco significa que há uma cor certa mas lugar errado, o preto significa que há uma cor certa no lugar certo, e nenhum pino significa que uma das cores não é contida na senha. O desafiado vai tentando adivinhar, se guiando pelos pinos pretos e brancos. Se o desafiado não acertar até a 10ª fileira, o desafiador fecha o defletor e revela a senha, mas se adivinhar, o desafiador põe quatro pinos pretos e revela a senha.

Brincando com a probabilidade com o jogo senha, no quadro, a custo zero!

Adaptações técnicas devido a um orçamento de zero reais

Como o nosso orçamento no LSM é de zero reais, fizemos a adaptação do jogo Senha para o quadro. (figura 1)

Master mind - figura 1

Desenhamos uma malha tabela com 3 colunas e 9 linhas no quadro e à sua direita os símbolos que poderíamos utilizar para elaborar a nossa senha (quadrado, triângulo, bola e estrela) e os símbolos das dicas que iriamos dar para que a turma pudesse adivinhar a senha (Coração para informar que os símbolos estão certos, porém nos lugares errados; carinha feliz para informar que um símbolo do palpite está no lugar certo e carinha triste para informar que há um símbolo errado no palpite). 

Utilizei uma folha para escrever a senha que escolhi, a qual teria que ser descoberta pela turma, usando apenas os palpites de símbolos escritos por mim no quadro.

Jogando com a turma

Expliquei, para uma turma de terceiro ano, as regras adaptadas do jogo. Como muitos alunos já haviam jogado Senha anteriormente, foi muito fácil estabelecer um entendimento geral do que queríamos desenvolver.

Iniciei a primeira rodada, avisando aos alunos que escolhessem o seu primeiro palpite. A turma rapidamente entrou em discussão e um dos alunos apresentou oralmente uma configuração de símbolos, como palpite, em resposta a este palpite eu dei uma dica em forma de símbolo. Esta dinâmica continuou para os demais palpites até que um dos alunos descobriu a senha (figura 2). Foi muito divertido!

Master mind - Figura 2

Considerações finais

O jogo possibilitou vivenciarmos diferentes probabilidades de acerto de uma sequência de símbolos. Passeamos, de maneira lúdica, por diversas situações em que os cálculos da probabilidade de acerto da sequência proposta mudava conforme avançávamos no jogo. 

O momento escolhido para vivenciarmos esta experiência foi cuidadosamente pensado, uma vez que acabamos de adentrar o estudo de probabilidade, tendo estudado probabilidade simples até o momento, e estamos avançando para o aprofundamento do tema. Ou seja, a cada novo tema estudado, poderemos recorrer ao jogo Senha como exemplo, e até mesmo jogá-lo novamente, tendo em mente os novos conteúdos em jogo.
Prêmio Shell de Educação Científica
Nome

Atividades Matemáticas,1,Autor Convidado,4,Avaliação diferenciada,8,Clipping LSM,40,Como fazer,13,Didática & Matemática,31,Divulgação,4,Eco-notícias,4,Educação Matemática Crítica,1,Ensaios,21,Ensino Fundamental Anos Finais,1,Ensino Médio,1,Ensino Remoto,28,Eventos,30,Experimentos,10,Galeria de Vídeos,1,Jogos,10,Jormat,1,Livros LSM,8,Logaritmos,1,LSM-CIEP 111,2,Matemática é Ciência,1,Matemática e sustentabilidade,2,Matemática e Tecnologia,3,Matemática Inclusiva,3,Matemática para os anos iniciais,9,Metodologias diferenciadas,1,Objetos de aprendizagem,30,Palestras & Formações,42,pratica,2,práticas de laboratório,54,Práticas Diferenciadas,2,Prêmios,2,Produções dos alunos,1,Produto Educacional,2,Promoções,2,Seleção de artigos,2,Sugestão de livros,4,Sugestão de página,1,Tecnologia,1,Tic's Na Matemática,1,Tratamento da Informação,2,Tretas da Matemática,17,V-LSM,2,Vídeo Aulas,1,
ltr
item
Laboratório Sustentável de Matemática: Brincando com a probabilidade com o jogo senha, no quadro, a custo zero! Por Daniela Mendes.
Brincando com a probabilidade com o jogo senha, no quadro, a custo zero! Por Daniela Mendes.
Como o nosso orçamento no LSM é de zero reais, fizemos a adaptação do jogo Senha para o quadro. Veja como ficou.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiaw7q08QKXKyfJiLdKBtLM-tzWm0I8qFjzbjj8UJeKZP7BdD4kyQU7xm7D5A6fuVwPhScmN6IOWct1ms_hXyOXZDcD75NWwolhielCGK9Gyhjf8ggNR2DOaYqu1PbQK1cJvS3IoswpJz0/s1600/brincando-probabilidade-com-o-jogo-senha.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiaw7q08QKXKyfJiLdKBtLM-tzWm0I8qFjzbjj8UJeKZP7BdD4kyQU7xm7D5A6fuVwPhScmN6IOWct1ms_hXyOXZDcD75NWwolhielCGK9Gyhjf8ggNR2DOaYqu1PbQK1cJvS3IoswpJz0/s72-c/brincando-probabilidade-com-o-jogo-senha.png
Laboratório Sustentável de Matemática
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2019/05/brincando-probabilidade-com-o-jogo-senha.html
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/
https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2019/05/brincando-probabilidade-com-o-jogo-senha.html
true
4201978470979352032
UTF-8
Carregou todos os posts. Não encontrei nenhum post. VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Páginas Posts Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ: CATEGORIA ARQUIVO Pesquisar TODOS OS POSTS Não encontrou nenhuma correspondência posterior com o seu pedido Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Quarta $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar